04/09/2010

A alopração dos maracuteiros

Bem, eu posso sim dar meu pitaco sobre esse terrível ato da violação do sigilo fiscal da cúpula B dos tucanos, mais a filha do candidato Serra. Posso porque esse assunto está em todo lugar: e ele empastelou os noticiários, as ruas, os bares e tudo o mais.
Deixo claro que nada entendo disso: a única coisa que violei na vida foi a conta de luz da vizinha, que achei fosse minha. Ela já me perdoou e até me enviou uns salgadinhos. Certo que quase morri porque alguns eram de siri, mas se como comi sem violar antes a massa, problema meu. Há coisas que temos que violar antes de provar, eu acho.
Também deixo claro que meu sobrenome não vem do verbo fatídico, mas sim da flor ou cor do italiano ( é um nome comum lá, não chega a ser um Silva, mas é comum ).
Vou tentar ser lógico, está na moda esse revival lógico. Lógico que meu pensamento não alcança essas sofisticações históricas que muitos têm, e que conseguem mesmo montar análises comparativas e semiológicas até de escândalos. Conseguem filosofar com a crônica policial.
Nada disso, raso, meu pensamento só tenta entender o que se tornou o assunto do momento, e do pleito.
E construir algumas hipóteses, frias, no entanto. Não pertenço à torcida do timão nem a do verdão, então estou de fora para me confundir com certa cautela.

Se foi a turma que apóia Dilma quem violou o sigilo fiscal dos tucanos:
a) Fizeram isso porque teriam munição pesada, caso a candidatura tucana emplacasse. É erradíssimo, eu sei, mas muita gente acaba praticando o mal visando um bem maior, nessa crença. Os tais dos fins que justificam os meios.
b) Tinham desconfiança ( ou certeza ) que encontrariam coisas estranhas na arrecadação de renda da filha de Serra.
c) Foram ingênuos e aloprados – quem comete ações não republicanas não declara no Fisco, declara?
d) Entraram justamente no posto do ABC para realizar o crime. O cara era, talvez fosse, sei lá, um filiado. Isso não é nada difícil de confirmar, mas e aí?
e) Que pegada gigantesca deixaram. ABC, entende?

2 - Se foi a turma que apóia Serra quem violou o sigilo fiscal dos seus pares:
a) Montaram uma armadilha mafiosa para os adversários ( ABC, filha, tucanos ), filiaram o cara desde 2003 para maquiar tudo e para jogarem no ventilador essa história, caso a candidatura naufragasse.
b) Seria algo mais sórdido ainda, não?
c) Seria uma coisa absolutamente sórdida, não?

3- Quem vai solucionar esse mistério rapidamente?
a) O próprio senhor cidadão que pesquisou os dados por encomenda ( ele disse que vai cobrar agora para dar entrevistas, mas era brincadeira, já desmentiu )
b) Os órgãos de investigação federal
c) A Justiça, em meia década.

Bem, em se tratando de Brasil, não podemos esquecer que tivemos cada caso na nossa história política, de arrepiar.
Já tivemos um presidente que se matou só para ter mais poder e voltar nos braços do povo.
Peraí. Não tem lógica isso.
Foi outro: renunciou por causa das forças obscuras para voltar ao poder, poderoso.
Estou falando do da vassoura, não o dos maracujás.
Não falei que sou um fiasco nesse negócio de lógica?
Mas é que há algo de irreal nisso tudo, uma sombra que domina qualquer tentativa de enredo, algo que me faz crer que qualquer discurso já é, de antemão, montado. A não ser que surja uma personagem do coro e dedure tudo.
Como no passado recente, que já esquecemos.
Já nos esquecemos do Francenildo, o caseiro que derrubou o Ministro da Fazenda! E o Presidente da Caixa Econômica Federal! Teve seu sigilo bancário quebrado para ser acusado de ser um comprado pela oposição. Não era nada disso: era uma grana que tinha recebido do pai biológico. A editora Globo se estrepou junto nessa.
Já nos esquecemos de Eriberto França, o motorista que derrubou o Presidente da República!!!
E que respondeu ao nobilíssimo Jefferson, quando este perguntou se ele fazia aquilo tudo apenas por patriotismo:
"o senhor acha pouco?", disparou o motorista.
Eu acho que ele achava. É a lógica. Dessa política.